Dia do artesão

Dia 19 de março é comemorado o dia do artesão. Saiba porque.

O dia do artesão foi instituído no mesmo dia em que se festeja o dia de São José, o mais famoso “carpinteiro”, o dia do artesão surge como uma forma de homenagear àqueles que vêm representando, ao longo do tempo, a grande diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, e que também são responsáveis por impulsionar a economia em pequenas comunidades país a fora.

Esta comemoração é importante para mostrar que o artesanato deixou de ser apenas terapia, para se tornar instrumento de geração de renda e inclusão social, já que o segmento entendeu que só tem a lucrar com a profissionalização.

Os artesão são, antes de tudo, artistas operários, que participam de todo o processo do trabalho, até da comercialização, cujo resultado será para manter a si e a sua família.

O artesanato é uma atividade universal, que se diferencia no modo de fazer e no material empregado em cada época e região. Essa rotina do manejo artesanal mantém a continuidade histórica dos processos tradicionais e das técnicas milenares, incorporados e padronizados pelos artesãos, que em geral os reinventam em cada nova peça ou forma, de acordo com suas inspirações.

Hoje, o artesanato tem o conceito mundial de arte popular e é considerado patrimônio cultural. Assim sendo, é essa arte simplista que registra a trajetória de uma época, de um lugar e de um povo. Por meio dela é que se reconstrói a história das civilizações.

Fonte: CASA DO ARTESÃO – Campanha/MG

Anúncios

0 Responses to “Dia do artesão”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Atenção!


Mudamos para:
www.laboratoriodopapel.com.br



Desde 1998, o Laboratório do Papel vem criando peças de arte e decoração em Papel usando técnicas de papietagem e papel machê.

Recife - PE- Brasil

logo-labpapel-p

Contato

ico-email

orkut_logo

Apoiamos!

Lady Murph Moda e Acessórios

Hora do Planeta 2009.

Contador de visitas

  • 49,232 visitantes

%d blogueiros gostam disto: